sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Rede Social que Paga Você


TSU é uma rede social fundada em outubro de 2014 que recompensa os usuários por suas atividades. No TSU, 90% do valor arrecadado por publicidade é dos usuários, os outros 10% ficam com a rede social. O fundador Sebastian Sobczak, define a rede como uma plataforma de monetização social.

*** Para se cadastrar na rede você precisa se convidado por um membro. Você pode clicar aqui para abrir o link de cadastro. O TSU enviará um e-mail de confirmação. Se for necessário, use o meu código para ativar sua conta: jvolcan. (Precisei do código no meu cadastro, mas, após alguns testes com outros usuários, nenhum código foi solicitado.)

Já são mais de 4 milhões de usuários em um ano de existência. O crescimento da rede vem preocupando tanto o Facebook que ele já bloqueia links direcionados aos TSU.

Transcrevo abaixo a tradução do e-mail de boas vindas recebido após o cadastro:

Temos trabalhado duro para construir tsu.co (pronuncia-se 'suu') com o objetivo de romper as velhas regras de publicação social através da criação de um modelo econômico justo, no qual a propriedade dos criadores de conteúdo é respeitada. Na TSU eles são devidamente incentivados e seus trabalhos são protegidos.

tsu.co é uma comunidade para o engajamento autêntico. Trabalhamos dia e noite para mantê-lo original, seguro e acessível para nossos usuários. Por favor, trate-o respeitosamente; os usuários que enviarem spam serão banidos a fim de preservar a comunidade.

Ainda que o incentivemos a construir o seu público através de conteúdo original e engajamento sério, nós não permitimos spam como um meio para ganhar mais seguidores. Usuários que postam ou comentário com expressões típicas de spam (siga-me, share4share, followback, etc) serão banidos. Nossa prioridade é a autenticidade e a segurança desta comunidade.


Posso dizer, pela minha experiência inicial, que as regras contra spam não estão sendo seguidas pelos usuários. Ainda assim, penso que devemos saudar a vinda da nova plataforma. A promessa de incentivar conteúdo original (e ainda pagar por isso) soa como uma dádiva nestes tempos de eternas repetições, releituras e plágios.

Espero você por lá.